RESPIRAÇÃO CELULAR
Prof. Gustavo Wildes
Seres aeróbicos como animais, plantas e vários microrganismos, necessitam do oxigênio em seu metabolismo. No interior das células, esse gás participa de um processo chamado Respiração Celular.
O objetivo da Respiração Celular é o mesmo da Fermentação: oxidar compostos energéticos, principalmente a glicose (C6H12O6), para extrair energia e usá-la nas atividades vitais das células e tecidos do organismo.
A Respiração Celular também se inicia com a glicólise (reação anaeróbica) formando ácido pirúvico. Porém, esse ácido entra na Mitocôndria e é transformado em ácido cítrico que participa de diversas reações (Ciclo de Krebs).
Todo Carbono e o Oxigênio da molécula de ácido cítrico (C6H8O7) são removidos na forma de CO2 enquanto o Hidrogênio e a energia das ligações são usados na criação de ATP em um processo chamado Cadeia Respiratória.
O Hidrogênio que sobra no final da Cadeia Respiratória se combina com Oxigênio vindo dos pulmões (inspiração) e forma água (H2O). Nesse processo, H2O e CO2 são resíduos e são levados pelo sangue e expelidos nos pulmões (expiração).
Enquanto na fermentação são criadas apenas 4 moléculas de ATP e uma quantidade grande de resíduo orgânico (álcool ou ácidos), na Respiração Celular são criadas 38 ATP’s e pouco resíduo inorgânico (água e CO2).
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
- Qual o objetivo da respiração celular?
- Quais as substâncias necessárias para que ela ocorra?
- De onde vem o oxigênio usado na respiração celular e como chega a todas as células dos organismos pluricelulares?
- Quais os resíduos da respiração celular? Compare com a fermentação.
- Quantas moléculas de ATP são formadas na respiração celular? Compare com a fermentação.