sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Respiração celular

 RESPIRAÇÃO CELULAR 

Prof. Gustavo Wildes 

Seres aeróbicos como animais, plantas e vários microrganismos, necessitam do oxigênio em seu metabolismo. No interior das células, esse gás participa de um processo chamado Respiração Celular.

O objetivo da Respiração Celular é o mesmo da Fermentação: oxidar compostos energéticos, principalmente a glicose (C6H12O6), para extrair energia e usá-la nas atividades vitais das células e tecidos do organismo.


A Respiração Celular também se inicia com a glicólise (reação anaeróbica) formando ácido pirúvico. Porém, esse ácido entra na Mitocôndria e é transformado em ácido cítrico que participa de diversas reações (Ciclo de Krebs).

Todo Carbono e o Oxigênio da molécula de ácido cítrico (C6H8O7) são removidos na forma de CO2 enquanto o Hidrogênio e a energia das ligações são usados na criação de ATP em um processo chamado Cadeia Respiratória.


Hidrogênio que sobra no final da Cadeia Respiratória se combina com Oxigênio vindo dos pulmões (inspiração) e forma água (H2O). Nesse processo, H2O e CO2 são resíduos e são levados pelo sangue e expelidos nos pulmões (expiração).

Enquanto na fermentação são criadas apenas 4 moléculas de ATP e uma quantidade grande de resíduo orgânico (álcool ou ácidos), na Respiração Celular são criadas 38 ATP’s e pouco resíduo inorgânico (água e CO2).
  

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
  1. Qual o objetivo da respiração celular?
  2. Quais as substâncias necessárias para que ela ocorra?
  3. De onde vem o oxigênio usado na respiração celular e como chega a todas as células dos organismos pluricelulares?
  4. Quais os resíduos da respiração celular? Compare com a fermentação.
  5. Quantas moléculas de ATP são formadas na respiração celular? Compare com a fermentação.

EM032M