sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Fermentação

 FERMENTAÇÃO 

Prof. Gustavo Wildes 


Ao contrário dos seres autotróficos, os heterotróficos são incapazes de utilizar a energia luminosa e precisam ingerir compostos ricos em energia, como a glicose, para se manterem vivos.

No interior da célula, ainda no citoplasma, ocorre a quebra da molécula de glicose (glicólise), para liberar a energia contida em suas ligações. A glicólise ocorre tanto na fermentação quanto na respiração celular.


A fermentação é um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio) que ocorre no citoplasma da célula.  Seu principal objetivo é liberar a energia da glicose (C6H12O6) através de sua quebra (glicólise).

Formam-se então duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3) e a energia liberada nesse processo é armazenada em moléculas de ATP (Adenosina Trifosfato), nas ligações entre os grupos fosfato.


A energia armazenada no ATP poderá ser usada em qualquer atividade que gaste energia. Para isso, a molécula rompe uma ligação, perde um grupo dos três grupos fosfato e passa a se chamar ADP (Adenosina Difosfato).

O ácido pirúvico é um resíduo tóxico e antes de ser excretado pela célula é rapidamente transformado em compostos menos agressivos como o ácido lático (iogurte, queijo, etc.), ácido acético (vinagre), álcool, etc. de acordo com cada organismo.
  

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
1.  O que é a fermentação?
2.  A fermentação é um processo autotrófico ou heterotrófico? Por que?
3.  Qual a principal substância utilizada como "combustível" para a fermentação? Como é armazenada a energia liberada nesse processo?
4.  Qual o principal resíduo da glicólise? Por que ele é rapidamente modificado?
5.  Cite três produtos comerciais obtidos através da fermentação?

 
EM024M