sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Fotossíntese

 FOTOSSÍNTESE 

Prof. Gustavo Wildes 


Algumas bactérias e protozoários, bem como todas as algas e plantas, possuem em suas células pigmentos responsáveis pela fotossíntese, fenômeno que transforma a energia luminosa em energia química.

O mais comum dos pigmentos é a clorofila, que dá a cor verde aos vegetais. Mas outros como xantofilas e carotenóides também fazem fotossíntese utilizando luzes de comprimentos de onda diferentes.


Nas plantas, a clorofila está contida no interior dos cloroplastos. Proteínas presentes em membranas desta organela, em cojunto com a clorofila, formam um fotossistema.

Existem dois tipos de fotossistemas. Em ambos a clorofila é ativada pela luz e transfere essa energia para moléculas de ATP (Adenosina Trifosfato), em um processo denominado fosforilação.


A energia do ATP é usada na fixação do carbono e do oxigênio retirados do gás carbônico atmosférico (CO2) e do Hidrogênio, retirado da água (H2O) os transformando em carboidratos como glicose e sacarose (C6H12O6).

velocidade com que a fotossíntese ocorre pode variar de acordo com diversos fatores como quantidade e tipo de pigmentos, quantidade de luz, de CO2, temperatura, etc.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
1.       O que é a fotossíntese?
2.       O que é a clorofila? Em qual organela, tecidos e organismos podemos encontrá-la?
3.       E um fotossistema? Qual a função da molécula de ATP na fotossíntese?
4.       Qual a "matéria prima" necessária para a realização da fotossíntese? Quais são os resíduos desse processo?
5.       Quais fatores podem alterar a velocidade da fotossíntese?


EM025M