sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Destinos do "Lixo"

 DESTINOS DO "LIXO" 

Prof. Gustavo Wildes 


Com o crescimento populacional aumenta também o consumo de bens e serviços e consequentemente a geração de resíduos cujo destino tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública.  Os principais destinos do “lixo” no Brasil são os aterros e, infelizmente, os chamados lixões.

Os lixões são áreas a céu aberto, geralmente em regiões periféricas das cidades, onde é despejado todo o lixo de residências, comércios e indústrias. Nestes locais há intensa concentração de vetores de doenças, mau cheiro e poluição visual, além dos riscos e prejuízos à saúde, ao solo e aos recursos hídricos.



Nos aterros sanitários, o solo é impermeabilizado para receber o lixo que é colocado em camadas intercaladas com terra, evitando assim os problemas típicos do lixão. O gás e o chorume gerados na decomposição podem ser descartados (após tratamento) ou reaproveitados (energia, adubo, etc.).

 compostagem é um destino ambientalmente correto para o lixo orgânico. Neste processo, o lixo orgânico é transformado em adubo através da ação de bactérias ou mesmo com o auxílio de animais como minhocas e outros detritívoros. Pode ser utilizado na agricultura evitando gastos com adubação química.


coleta seletiva consiste em separar do lixo os materiais recicláveis (metais, papel, plástico, etc.), que são vendidos ou doados a empresas que os reciclam. Assim, gera-se emprego e renda e menor uso de recursos naturais. Destaca-se o problema do lixo eletrônico, cada vez mais presente e de difícil reaproveitamento.

Os Resíduos dos Serviços de Saúde, devido ao risco de contaminação, são encaminhados para tratamento prévio o que inclui descontaminação ou incineração. É realizado em incineradores apropriados, em empresas certificadas, cuja fumaça gerada é filtrada e as cinzas encaminhadas para aterros classe I.

FIM

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

1.  O que é o chamado "lixão"? Quais os problemas desse tipo de descarte?
2.  O que são os aterros sanitários? Por que são mais apropriados que os lixões?
3.  Explique o que é e quais as vantagens da compostagem.
4.  O que é a coleta seletiva? Quais locais você conhece que fazem coleta seletiva?
5.  Qual o destino dos resíduos gerados nos serviços de saúde? Por que recebem tratamento especial?

EM042M