sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Engenharia Genética

 ENGENHARIA GENÉTICA 

Prof. Gustavo Wildes 


Toda a vida na Terra é baseada no código genético. Em cada célula existe uma ou mais moléculas de DNA, uma longa sequência de nucleotídeos (ATCG). Em certos trechos, sequências dessas letrinhas, os genes, ensinam as células a produzirem proteínas que dão as características físicas do ser.

A partir do momento em que se tornou possível identificar e mapear os genes, localizar e extraí-los, editar e depois reinseri-los em uma célula viva, nasceu a Engenharia Genética, um conjunto de tecnologias, baseadas na recombinação do DNA, utilizadas para alterar a composição genética de um ser vivo.




tecnologia do DNA recombinante junta na mesma molécula de DNA, fragmentos de DNA derivados de duas ou mais fontes. Assim é possível extrair o gene de um organismo e inseri-lo em outro organismo, mesmo que sejam de espécies completamente diferentes (microrganismos, plantas, animais, humanos, etc.).

O processo utiliza enzimas de restrição para cortar o DNA alvo no local exato do gene de interesse. Esse gene é normalmente inserido em vetores (vírus modificados, plasmídeos ou lipossomas) que conseguem transferi-lo com mais facilidade para a célula hospedeira. Esse organismo passa a ser denominado transgênico.





Organismos transgênicos passam a expressar uma ou mais proteínas não naturais em sua espécie. Dessa maneira, é possível fazer com que plantas produzam toxinas de bactérias e matem predadores como lagartas; ou mesmo que bactérias possam produzir insulina humana em escala industrial.

A técnica mais conhecida de edição genômica é o CRISPR (lê-se “crísper”), que combina enzimas capazes de localizar um gene, cortá-lo e editá-lo seguindo um modelo, também inserido artificialmente. Assim, dependendo do modelo de gene usado, a CRISPR pode inserir um gene novo ou corrigir um defeito genético.

FIM

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
  1. No que consiste a engenharia genética?
  2. O que é a tecnologia do DNA recombinante?
  3. O que são os transgênicos?
  4. Qual a importância dos organismos transgênicos citados como exemplo no texto?
  5. O que é a CRISPR e o que você imagina que poderá ser feito no futuro a partir dela?

EM059M