domingo, 14 de janeiro de 2024

Ensino Médio - Sistema Imunológico

 SISTEMA IMUNOLÓGICO 

Prof. Gustavo Wildes 

Sistema Imunológico é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e substâncias de defesaSua principal função é a proteção do nosso organismo contra a entrada ou ação de substâncias consideradas estranhas, os chamados "antígenos".  

Um antígeno é qualquer substância capaz de despertar uma resposta imunológica em um organismo, como as proteínas que compõem bactérias, vírus ou mesmo as de células humanas transferidas para uma pessoa não compatível. Há dois tipos de resposta  imunológica: inata e adquirida.

Resposta imune Inata já nasce pronta no organismo e age rapidamente sem a necessidade de contato prévio com um antígeno. É constituída pela pele e outros órgãos de defesa, substâncias químicas e inflamatórias e as células inespecíficas (neutrófilos, macrófagos, etc.).

Se a agressão causada pelo antígeno não for eliminada após 3 a 5 dias, entra em ação a Resposta imune Adquirida, composta por células (linfócitos T e B) e substâncias de defesa (anticorpos) criadas especificamente contra aquele antígeno.

Uma vantagem da resposta imune adquirida é sua capacidade de gerar memória imunológica que é o armazenando células de defesa específicas contra um determinado antígeno. Assim, num segundo contato, a resposta é mais rápida (princípio da vacinação).

As principais doenças relacionadas são as Imunodeficiências: diminuição da atividade de defesa causada por drogas, microrganismos (Ex: HIV), etc. Doenças autoimunes: onde proteínas do próprio organismos são tidas como estranhas e atacadas; e as Alergias: resposta imune exagerada. 

FIM

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
  1. Qual a função do sistema imunológico?
  2. Encontre nas ilustrações do texto um exemplo de célula, de tecido e de um órgão de defesa.
  3. Qual a diferença entre a Resposta imune Inata e a Resposta imune adquirida?
  4. O que é a chamada "memória imunológica"?
  5. O que é uma Doença autoimune? Pesquise e dê um exemplo!

EM017M