quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Reino Plantae (Espermatófitas)

 REINO PLANTAE (parte 2) 

 (Espermatófitas) 

Prof. Gustavo Wildes 


As espermatófitas (fanerógamas) são plantas que produzem sementes. Nelas, órgãos sexuais (flores ou estróbilos) produzem gametas. A fecundação origina um embrião que fica protegido e nutrido, no interior da semente, por muito mais tempo que os embriões livres no solo de briófitas e pteridófitas.

 

As sementes possuem um revestimento protetor, a testa (casca protetora) e o endosperma, um tecido de reserva de energia e nutrientes para o desenvolvimento do embrião até que ele germine e passe a realizar fotossíntese. Uma semente pode ficar dormente (sem germinar) por meses ou anos.


Os espermatófitos são subdivididos em dois grupos: as gimnospermas (“sementes nuas”) e as angiospermas (plantas com flores e frutos). Ambas são plantas vasculares, com raízes, caule e folhas verdadeiras, sendo diferenciadas principalmente pelos órgãos reprodutores. 

As gimnospermas (Ex: coníferas, ginkobilobas e cicas) possuem ramos reprodutivos, os estróbilos (“cones”). O estróbilo masculino produz pólen, levado pelo vento até o estróbilo feminino. A fecundação forma um embrião protegido pela semente. Existem espécies dióicas (sexos separados) e monóicas (hermafroditas).


As angiospermas (ou Anthophytas) são plantas com flores, órgãos reprodutivos. As flores possuem uma parte feminina, o gineceu (estigma, estilete e ovário), e uma parte masculina, ou androceu (filete e antera, de onde sai o pólen). Após a fecundação, o ovário se transforma num fruto que abriga a semente.

 

As angiospermas podem ainda ser divididas em monocotiledôneas (ex: gramíneas, orquídeas, palmeiras), cujas sementes possuem um único cotilédone (folha embrionária de reserva nutritiva); e dicotiledôneas (ex: feijão, amendoim, abacateiro, girassol, etc), que apresentam dois cotilédones. 

FIM 

✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

  1. Qual a principal característica das espermatófitas? Que vantagens a semente trouxe na evolução?
  2. Quais estruturas estão presentes nas sementes?
  3. Descreva as diferenças anatômicas entre gimnospermas e angiospermas.
  4. Quem são as monocotiledôneas e as dicotiledôneas? Dê exemplos.
  5. Pense e responda: qual vantagem para a própria planta em desenvolver frutos saborosos?


EM077M