domingo, 6 de novembro de 2022

Ensino Médio - Ciclos Hormonais

 CICLOS HORMONAIS  

Prof. Gustavo Wildes 


Os hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) são produzidos na hipófise e agem nas gônadas (testículos e ovários). Nos homens, a quantidade desses hormônios é relativamente constante. Nas mulheres, varia ao longo do ciclo menstrual. 

O 1º dia do ciclo é marcado pelo início da menstruação, um sangramento vaginal natural que dura de 3 a 7 dias. Este é um sinal para a hipófise liberar pequenas quantidades de FSH e LH que provocarão o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos. 


 

Geralmente, apenas um folículo continua a se desenvolver e produzir grande quantidade de estrogênio. Este hormônio estimula o endométrio (“parede” do útero) a ficar mais espesso e com maior fluxo sanguíneo, se preparando para receber um embrião. 

Na metade do ciclo, um aumento súbito de LH e FSH estimula a ovulação (ruptura do folículo e liberação do óvulo). Os resíduos do folículo rompido formam o corpo lúteo que secreta grande quantidade de Estrógeno e Progesterona. 

 

Esses hormônios inibem o LH e FSH, evitando assim uma nova ovulação até que o óvulo liberado seja fecundado e implantado. Caso isso não ocorra, os níveis de Estrógeno e Progesterona diminuem e o endométrio se descama em uma nova menstruação. 

Nos homens, o FSH estimula a produção de espermatozoides. O LH estimula células dos testículos a liberarem de testosterona, cujo nível no sangue atinge seu pico entre 6 e 8 horas da manhã, declina durante o dia e sofre novo aumento no meio da noite.

FIM 

✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

  1. Qual a função dos hormônios LH e FSH em homens e mulheres?
  2. Quais fenômenos marcam o início e o meio do ciclo menstrual? Explique-os.
  3. O que é o corpo lúteo? Quais hormônios ele secreta?
  4. O que impede que uma nova ovulação antes do momento correto?
  5. Como o organismo “sabe” que está no momento de ocorrer uma nova menstruação?


EM001M