quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Ensino Médio - Saneamento Básico

 SANEAMENTO BÁSICO  

Prof. Gustavo Wildes 


A água é o recurso natural mais importante para os seres vivos. Mas, em condições inadequadas, pode ser um veículo de transmissão de doenças, seja por agentes químicos (poluentes) ou biológicos (microrganismos ou suas toxinas). 

As principais estratégias de controle destas doenças são os quatro eixos do saneamento básico: tratamento de água, esgotamento e tratamento de efluentes líquidos; coleta e destinação adequada de resíduos sólidos; e drenagem pluvial (chuva).

A ausência ou falha nesses processos levam à transmissão de doenças. O lixo não coletado, por exemplo, entope galerias pluviais que transbordam e contaminam casas; redes de esgotos irregulares levam fezes e demais sujidades a rios e lagos, etc. 

O ideal é que haja a separação de resíduos que podem ser reutilizados, reaproveitados ou reciclados e, o restante, enviado para  aterros sanitários. Infelizmente, a legislação atual apenas incentiva a reciclagem mas não a obriga.

Várias doenças são transmitidas por água contaminada com esgoto doméstico ou hospitalar, como a hepatite A (Vírus HVA), a leptospirose (urina de ratos infectados com a bactéria Leptospira) e a cólera (bactéria Vibrio cholerae), febre tifoide (bactéria entérica Salmonella typhi), dentre outras.

O consumo ou recreação em águas naturais também pode adoecer as pessoas com esquistossomose (protozoários do gênero Schistosoma), enterite (protozoários como Giardia lamblia, Entamoeba coli, etc.), além de outros diversos microrganismos. 

Fim 

✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

  1. De que forma a água pode se transformar em um veículo transmissor de doenças?
  2. Cite três exemplos de doenças veiculadas pela água de origem fecal.
  3. Cite três doenças que se pode contrair nadando em lagos e rios contaminados.
  4. Quais são os quatro pilares (eixos) do saneamento básico?
  5. Pesquise: faça um desenho esquemático do ciclo de transmissão da Esquistossomose.

EM054M