domingo, 9 de outubro de 2022

Ensino Médio - Herança Sexual

 HERANÇA SEXUAL 

Prof. Gustavo Wildes 


Até o momento, conhecemos padrões de herança autossômica, ou seja, ligados a cromossomos autossômicos, que afetam igualmente machos e fêmeas. Na herança relacionada ao sexo as características transmitidas estão presentes nos cromossomos sexuais ou sofrem sua influência.                         

Assim, os genes em questão podem estar presentes no cromossomo X (ligada ao sexo), no cromossomo Y (restrita ao sexo) ou serem autossômicos, mas influenciados pelo sexo. Para facilitar esse tipo de estudo, usamos letras com índices, em vez de letras maiúsculas e minúsculas. 

 


Na herança ligada ao sexo, o gene alterado está presente apenas no cromossomo X e geralmente tem caráter recessivo. Assim, mulheres podem apresentar os genótipos XBXB (normais), XBXb (portadoras) ou XbXb (afetadas); homens, apenas XBY (normais) ou XbY (afetados), sempre herdado da mãe. 

Algumas das doenças relacionadas ao cromossomo X são o daltonismo (incapacidade de distinguir certas cores) e a hemofilia (problemas na coagulação sanguínea). Homens afetados transmitem o gene apenas às filhas, mas estas só apresentarão a doença se herdarem outro gene recessivo da mãe. 

 


A herança restrita ao sexo, também chamada “holândrica”, corresponde aos poucos genes localizados apenas no cromossomo Y (Ex: o gene SRY, induz a formação de testículos). São passados apenas de pai para filho. Um exemplo dessa herança é a hipertricose, presença de pelos grossos e longos nas orelhas.

 

Na herança influenciada pelo sexo, genes autossômicos comportam-se de modo diferente em homens e mulheres, devido ao ambiente hormonal. Um exemplo é a calvície, cujo gene comporta-se como dominante no homem (CC ou Cc) mas nas mulheres só se manifesta em homozigose (CC). 

FIM


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

  1. Quais as principais diferenças entre a herança relacionada ao cromossomo X e ao Y? Quem pode transmitir e quem pode herdar?
  2. Quais as chances de um menino herdar daltonismo (doença recessiva ligada ao X) de um pai afetado? E de uma mãe afetada?
  3. De acordo com o texto, por que a calvície é mais comum em homens do que nas mulheres?
  4. Qual a probabilidade do filho homem, de um casal XHXh  e  XhY, ser normal, portador ou afetado pela hemofilia (doença recessiva)? Faça o cruzamento.
  5. Analise a frase: “na herança restrita ao sexo, todo homem afetado é filho de um homem afetado e terá um filho homem afetado”. Ela é verdadeira ou falsa? Por que?

EM061M