domingo, 9 de outubro de 2022

Ensino Médio - Cruzamentos Genéticos

 CRUZAMENTOS GENÉTICOS 

Prof. Gustavo Wildes 


Em 1865, um monge chamado Gregor Mendel, publicou seus experimentos sobre hereditariedade ao cruzar variedades de ervilhas de diferentes cores, formas, texturas, etc. Ele registrava as características passadas da geração parental para seus descendentes (geração F1, F2, etc.) e formulou as duas Leis de Mendel

Formulou duas leis que contribuíram enormemente para o estudo da hereditariedade. A primeira lei de Mendel fala sobre a dominância e recessividade dos “fatores” (genes), como separam-se e voltam a se combinar; e a segunda lei, que as características herdadas são independentes umas das outras. 

Na herança mendeliana cada “característica” (fenótipo) é determinada por um ou poucos pares de genes (monogênica). Obedecem ao que chamamos de dominância completa, onde apenas o gene dominante se manifesta, facilitando determinar a probabilidade de se manifestar nas gerações futuras. 

Algumas ferramentas e regras auxiliam nesse processo. O Quadro de Punnett é uma tabela onde representamos um cruzamento genético, separando os gametas dos progenitores, representados por um par de letras (genótipo) e simulando as possíveis fecundações entre eles. 

Na representação de um cruzamento monohíbrido (1ª lei de Mendel), os gametas masculino e feminino têm seus alelos separados, e os quatro quadrados do centro representam os possíveis resultados desse cruzamento e cada um equivale a 25% das chances de ocorrerem. 

Podemos também representar a 2ª lei de Mendel e cruzar duas características (di-hibridismo). Nesse caso, o quadro apresenta 4 tipos de gametas e 16 possíveis resultados. No cruzamento de heterozigotos em duas características (AaBb x AaBb), obtém-se 9 genótipos e 4 fenótipos diferentes (9:3:3:1). 

FIM

🎬ASSISTA AOS VÍDEOS:

1ª Lei de Mendel:
 

2ª Lei de Mendel:


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

  1. Quem foi Mendel? Qual a sua contribuição para o estudo da genética?
  2. O que é o Quadro de Punnet? Para que ele é utilizado?
  3. No cruzamento entre um indivíduo de olhos verdes, homozigoto recessivo, e uma mulher de olhos castanhos, heterozigota, quais os resultados possíveis?
  4. Qual a probabilidade de nascer um rato branco (bb) de um casal de ratos pretos, onde o macho é homozigoto dominante e a fêmea é heterozigota? Faça o cruzamento.
  5. Faça o cruzamento de uma ervilha Amarela Lisa (VvRr) com uma Verde Lisa (vvRR) e diga quais os possíveis genótipos e fenótipos descendentes, e em que proporção (porcentagem).

EM058M