sábado, 3 de fevereiro de 2024

Ensino Médio - Poluição das águas

 POLUIÇÃO DAS ÁGUAS 

Prof. Gustavo Wildes 


Quando os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos gerados por indústrias e residências não recebem um destino e tratamento corretos, podem causar grande impacto ambiental no solo, lençóis freáticos, rios, lagos e oceanos e em todos os seres que dependem desses ambientes direta ou indiretamente.

Os efluentes domésticos que são lançados em rede irregular de esgotos ou diretamente em águas naturais as tornam fontes de doenças (cólera, giardíase, hepatite A, etc.) para a população humana próxima. Da mesma maneira, efluentes industriais podem ser fontes de substâncias tóxicas, cancerígenas ou corrosivas.


Além disso, há também fontes de poluição difusas, mais difíceis de serem identificadas, como as áreas de criação de animais em confinamento, terras cultivadas, áreas desmatadas, canteiros de obras e as próprias cidades, cujos resíduos são levados pela chuva aos rios e lagos causando grande impacto.

O excesso de poluentes oxidáveis em um ambiente aquático (alguns metais, matéria orgânica, etc.) pode causar um aumento na demanda química de oxigênio (DQO). O oxigênio dissolvido na água é consumido na oxidação desses poluentes e assim, vários organismos aquáticos morrem asfixiados.


O excesso de matéria orgânica e certos nutrientes nos cursos d’água também pode causar sua eutrofização (excesso de nutrientes) ou aumentar a demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Nesses casos, o oxigênio dissolvido na água é consumido na respiração de microrganismos que irão decompor esses poluentes. 

Mesmo em pequenas quantidades, alguns metais pesados e também os chamados poluentes orgânicos persistentes são resistentes à decomposição e degradação. Ingeridos, se acumulam nos seres aquáticos e podem ser transferidos ao longo da cadeia alimentar num processo denominado magnificação trófica.

FIM


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:
  1. O que são os efluentes? Quais as principais fontes de efluentes líquidos?
  2. Quais problemas ambientais e de saúde o descarte incorreto de efluentes pode causar?
  3. O que é a DQO? Quais tipos de poluentes aumentam a DQO?
  4. O que é a DBO? Quais tipos de poluentes aumentam a DBO?
  5. Explique o que é a magnificação trófica e que tipo de poluentes provocam esse fenômeno.

EM013M