quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Seres Acelulares

 SERES ACELULARES 

Prof. Gustavo Wildes 


Os vírus são diferentes de todos os seres, não sendo considerados procariontes nem eucariontes, pois são acelulares (não formados por células). Muitos cientistas nem os consideram vivos.

Todos os vírus possuem uma cápsula protéica, o Capsídeo, envolvendo o Material Genético (DNA ou RNA). Alguns podem apresentar ainda outras estruturas externas como Envelope ou Cauda.

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, dependem de uma célula viva (animais, plantas ou até microrganismos) para exercer qualquer atividade biológica (reprodução, nutrição, locomoção, etc.). 

Para se replicar, cada vírus precisa de um tipo Específico de célula. Após o contato físico e reconhecimento, dissolvem a parede ou membrana da célula hospedeira, através de enzimas, e injetam seu código genético.

código genético viral é incorporado ao DNA celular e orienta a criação de novos vírus que, ao saírem da célula hospedeira, a destroem. A prevenção das viroses depende do modo de propagação do vírus. 

Existem agentes mais simples que os vírus, como os Viroides (molécula de RNA sem cápsula) que causam patologias vegetais e os Príons (proteínas "infecciosas" do sistema nervoso), como o causador do "mau da vaca-louca". 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

1.       O que são os vírus? Quais as suas principais estruturas?
2.       Por que eles não podem ser classificados como procariontes nem eucariontes?
3.       Por que os vírus são considerados “parasitas intracelulares obrigatórios”?
4.       O que são viróides e príons?

5.       PESQUISE: Procure 3 doenças causadas por vírus (uma vegetal, uma animal e uma humana) e indique os principais sintomas e o nome do vírus causador.


EM033M