quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Reino Protoctista

 REINO PROTOCTISTA 

Prof. Gustavo Wildes 


O Reino Protoctista (ou protista) é o que apresenta maior diversidade de seres vivos, isso porque no mesmo reino estão incluídos seres unicelulares e pluricelulares, autotróficos e heterotróficos. No entanto, todos são eucariontes (possuem células complexas e nucleadas).

 

Os principais representantes são os Protozoários, seres unicelulares e heterotróficos, que apresentam um comportamento semelhante ao dos animais. São encontrados em águas naturais (zooplancton), solos úmidos ou parasitas (causadores da leishmaniose, toxoplasmose, malária, etc.). 

De acordo com o tipo de locomoção podem ser classificados como ciliados (possuem cílios), flagelados (apresentam flagelos), ameboides (se locomovem por pseudópodes) ou apicomplexos/esporozoários (são parasitas intracelulares sem estrutura locomotora).

 

Outro grupo importante do reino protista é o das microalgas (fitoplancton), seres unicelulares e autotróficos (realizam fotossíntese). Além de serem as grandes responsáveis pela liberação de oxigênio na atmosfera constituem a base da cadeia alimentar aquática.

A grande maioria vive flutuando na parte superior dos corpos d’água (maior contato com a luz), mas há espécies flageladas e outras fixas no substrato (formando o “lodo”). De acordo com o tipo de pigmento fotossintetizante podem ser verdes, pardas, vermelhas, etc.

 

Por fim, há também o grupo das algas pluricelulares. Antes pertenciam ao reino plantae, devido à semelhança com as plantas, porém, são classificadas como protistas por não conseguirem sobreviver em terra, não possuírem tecidos organizados e tampouco órgãos verdadeiros (raiz, caule, folhas, flores, etc.). 

FIM 

🎬ASSISTA AO VÍDEO:


    ✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

    1. Descreva a organização celular dos protozoários.
    2. Como podem ser classificados os protozoários de acordo com sua forma de locomoção?
    3. Qual a importância ecológica das microalgas?
    4. Como as microalgas são encontradas no ambiente?
    5. Por que muitos cientistas classificam as algas pluricelulares como protistas e não como plantas?


    EM078M