quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ensino Médio - Reino Monera

 REINO MONERA 

Prof. Gustavo Wildes 


É composto pelas bactérias, seres procariontes cujas células são simples (sem organelas membranosas), pequenas (entre 0,5 e 30 micrômetros) e sem núcleo verdadeiro. No citoplasma está o cromossomo bacteriano (DNA principal e compacto) e, em algumas espécies, o plasmídeo (DNA circular complementar).

 

São todas unicelulares, mas podem formar arranjos e colônias. Externamente, podem apresentar parede celular, estrutura que protege e lhes dá formas variadas (cocos, bastonetes, espirilos e vibriões); pelos, ajudam na movimentação, aderência e na troca de genes (conjugação); e flagelos, estruturas de locomoção.

 

Habitam quase todos os locais do planeta.  Na maioria dos casos, as bactérias se reproduzem por divisão binária (fissão binária ou cissiparidade), onde uma célula dá origem a outras duas geneticamente idênticas. Assim, sua pouca variabilidade genética está mais relacionada a mutações sofridas ao acaso.

 

A maioria é heterotrófica e se nutri da matéria orgânica de seres vivos, causando doenças em humanos, animais e plantas, ou na decomposição de restos orgânicos. Algumas são importantes na indústria alimentícia (queijos, vinagre, etc.), farmacêutica (antibióticos, vacinas, etc.), dentre outras.

 

Há também bactérias autotróficas, o que significa que são capazes de produzir a própria matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos (realizando fotossíntese ou quimiossíntese). São exemplos as cianobactérias, cuja presença em água pode causar intoxicação alimentar.

 

Atualmente, o reino monera é subdividido nos reinos Archaea, composto pelas arqueobactérias (bactérias com metabolismo e estrutura celular adaptados a condições extremas de calor, frio, pressão atmosférica, etc.) e o reino Bacteria, composto pelas eubactérias (bactérias dos ambientes comuns). 

FIM 

✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

    1. Quem são os representantes do reino Monera? Atualmente como são classificados?
    2. Como é a organização celular interna das bactérias?
    3. Quais as principais estruturas externas encontradas nas bactérias?
    4. O que significa dizer que uma bactéria é autotrófica? Qual a sua importância?
    5. O que significa dizer que uma bactéria é heterotrófica? Qual a sua importância?


    EM075M