sábado, 15 de outubro de 2022

Ensino Médio - Desequilíbrio e Zoonoses

 DESEQUILÍBRIO E ZOONOSES  

Prof. Gustavo Wildes 


Quando os impactos ambientais alteram de forma negativa os ecossistemas e os ciclos naturais, há um desequilíbrio ambiental. Em um ambiente desequilibrado, pode haver o aumento populacional de determinada espécie, a migração ou mesmo extinção de outras.                                                                                                                              

Um ambiente pode ser afetado por espécies exóticas, animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontrados. Pode ocorrer intencionalmente (agricultura, criações, etc.) ou acidentalmente, como contaminantes de outras espécies importadas.  

Espécies exóticas que possuem vantagens adaptativas (ciclo reprodutivo rápido, baixa demanda nutricional, parasitismo, etc.) podem se tornar pragas. Podem competir por recursos com espécies nativas, transmitir doenças, prejuízos financeiros, etc. 

Impactos no ambiente podem promover a migração para centros urbanos de algumas espécies de animais denominadas vetores, que “abrigam”, transportam e transmitem o agente causador de uma doença para outras espécies, através de picadas ou contato com alimentos. 

 

Assim, as chamadas doenças vetoriais são de difícil combate e aumentam a morbidade (adoecimento) e mortalidade (morte) na população. É particularmente grave na população de baixa renda devido a falta de saneamento, má nutrição e pouco acesso à serviços de saúde. 

O mosquito Aedes aegypti (vetor) serve de reservatório para diferentes vírus (agentes) como a Dengue, Chicungunha e Zika. A fêmea do mosquito se alimenta de sangue, momento em que ocorre a infecção. Igualmente ocorre com os mosquitos transmissores da Malária e Leishmaniose. 

Fim 

✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

  1. O que pode ocorrer com as populações de seres vivos em um ambiente em desequilíbrio?
  2. Qual a diferença entre espécies nativas e espécies exóticas? Dê exemplos.
  3. Quais as maneiras pelas quais ocorre a introdução de espécies exóticas em um ambiente?
  4. O que são doenças vetoriais? Diferencie vetor e agente infeccioso.
  5. Pense e responda: Por que é tão difícil erradicar as doenças vetoriais nos centros urbanos? Quais pessoas são mais afetadas?
EM041M