quinta-feira, 21 de julho de 2022

Ensino Médio - Doenças Atmosféricas e Climáticas

 DOENÇAS ATMOSFÉRICAS E CLIMÁTICAS  

Prof. Gustavo Wildes 


A poluição emitida pelas atividades antrópicas contribui muito para mudanças climáticas e atmosféricas. Alterações na temperatura, umidade, massas de ar, etc., influenciam no transporte de poluentes, no ciclo de vida e estado imunológico dos organismos, causando ou agravando problemas de saúde.

Doenças respiratórias pioram no inverno por causa da desidratação causada pelo ar frio e seco. Nessa época ocorre ainda o fenômeno climático da inversão térmica e interrupção das correntes de convecção. Com isso, o ar frio, mais denso, fica estagnado na troposfera, mantendo consigo uma camada de poluentes.



Essa camada gasosa e tóxica foi batizada de “Smog”, termo em inglês que é a junção das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina). É composta por vapor d’água, aldeídos, hidrocarbonetos e diversos poluentes (NOx, COx, SOx e O3). Alguns gases ainda reagem com a luz solar se tornando mais tóxicos (smog fotoquímico).

Os agentes químicos presentes no ar podem causar reações alérgicas (asma, rinite e sinusite) e dificultar a respiração. A poluição do ar está relacionada à incidência de câncer de pulmão, doenças cardíacas, derrames, problemas no desenvolvimento de embriões, partos prematuros e natimortos.



Os agentes biológicos como bactérias e fungos podem causar inflamações na laringe (laringite), brônquios (bronquite) e pulmões (pneumonia). Em épocas frias, há maiores surtos de doenças virais de propagação aérea como gripe, resfriado e sarampo, devido ao acúmulo de pessoas em ambientes fechados.

A poluição atmosférica ainda está relacionada indiretamente a danos à visão, fotoenvelhecimento, supressão do sistema imune e câncer de pele. Isso porque alguns gases como os CFC's reduzem o efeito protetor da camada de ozônio contra raios UVC e UVB, causadores diretos desses problemas.

Fim

🎬ASSISTA AOS VÍDEOS:

Parte I
Parte II


✍ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

  1. Qual o papel do homem na disseminação ou no agravamento das doenças atmosféricas ou climáticas?
  2. Cite doenças atmosféricas causadas por agentes químicos e biológicos.
  3. Qual a relação entre doenças de pele e as condições atmosféricas?
  4. O que é a inversão térmica? Por que ela está relacionada ao aumento nos problemas respiratórios?
  5. O que é e do que é constituído o "Smog fotoquímico"?

📓ESTUDOS RELACIONADOS


    EM043M